Oportunidade de Trabalho: Consultor Legal – Brasil

O Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos é uma organização internacional de proteção dos direitos humanos fundada em 2015, que trabalha com ativistas locais na América Latina para construir movimentos populares que promovam a proteção dos direitos das populações marginalizadas por seu gênero, raça, etnia, status socioeconômico, orientação sexual, identidade de gênero ou deficiência.

Raça e Igualdade adota uma abordagem proativa para desenvolver a capacidade de suas organizações parceiras e promover os direitos de pessoas afro-latinas, LGBTI, povos indígenas, mulheres e outros grupos marginalizados. Usamos uma combinação de litígio, mobilização da comunidade, relatórios de direitos humanos, pesquisa e incidência em nível nacional e internacional, o que nos permite unir nossos parceiros para desenvolver e implementar estratégias para mudanças sociais, culturais e políticas. Um aspecto fundamental desse trabalho concentra-se na expansão do papel das ONGs que representam as comunidades marginalizadas em nível regional. Por essa razão, nosso programa inclui o fortalecimento da capacidade de nossas organizações parceiras para defender a plena e completa incorporação de temas de discriminação e racismo na Organização dos Estados Americanos (OEA) e litígio dentro do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, em coordenação com o litígio nacional, promoção de políticas e mobilização comunitária.

Descrição do trabalho: Trabalhando em colaboração com nossas organizações parceiras, outros Oficiais do Programa em Brasil e o Diretor Executivo, a pessoa que prestará a consultoria apoiará o Programa Legal no Brasil e ajudará a implementar nossos projetos no país. Isso inclui a documentação de violações dos direitos humanos e o trabalho jurídico e de defesa junto ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos e ao Sistema Universal. Outras responsabilidades incluem: apoio em workshops e cursos sobre direitos humanos para nossas organizações parceiras; acompanhamento no contencioso nacional e internacional; preparação de relatórios sobre a situação dos direitos humanos no país; tradução de documentos; e elaboração relatórios de impacto do programa, incluindo aspectos administrativos e logísticos.

Qualificações: Bacharel em Direito, dando-se preferência a estudos especializados em direitos humanos. 2-4 anos de experiência em direitos humanos ou áreas afins na América Latina; capacidade de raciocínio político maduro e conhecimento das tradições políticas e jurídicas da América Latina; conhecimento sobre o contexto socioeconômico do Brasil e da América Latina; conhecimento/experiência em questões de discriminação racial, étnica e LGBTI na região; conhecimento/experiência sobre os direitos das mulheres negras e sobre o movimento feminista; capacidade demonstrada de compreender e trabalhar questões de gênero e sexualidade; habilidades desenvolvidas de redação e pesquisa; conhecimento sobre os Sistemas Interamericano e das Nações Unidas. Habilidades para trabalhar sob pressão de tempo será valorizada. É necessário que se tenha boa comunicação oral e escrita em inglês e espanhol. O cargo é por 1 ano, com possibilidade de prorrogação.

Remuneração: Por nível de experiência e de acordo com organizações sem fins lucrativos na América Latina.

Inscrição: Informações somente por e-mail. Envie carta de apresentação, currículo e amostra de redação em espanhol ou inglês e português por e-mail para jobs@oldrace.wp.

Pessoas LGBTI negras são especialmente convidadas a se inscrever.

Raça e Igualdade é um empregador de oportunidades iguais.

Junte-se aos nossos esforços

Apoie o empoderamento de indivíduos e comunidades para alcançar mudanças estruturais na América Latina.